Móveis Planejados em Recife: Como decorar casa ou apartamentos pequenos de forma simples

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Como decorar casa ou apartamentos pequenos de forma simples


Que tal  aprender como decorar a sua casa pequena de forma simples, bonita e sem gastar muito dinheiro? Boa idéia, não é?
Como você já deve ter percebido  as revistas especializadas em decoração costumam mostrar ambientes de corados em verdadeiras mansões, são casas que poucos brasileiros tem condições de comprar. Por isto, aqueles móveis, aquele estilo de decoração que você viu na revista, não vai funcionar na decoração de uma casa pequena ou de um apartamento pequeno. Pois aqui vão a algumas dicas valiosas que vão te ajudar, sobre:

                                                                                    Móveis planejados em casas pequenas
 Móveis planejados para sala, quarto e cozinha é a melhor forma de aproveitar cada centímetro da sua casa pequena. O problema é que este tipo de móvel, em termos gerais, ainda é muito caro no Brasil. Em nossa região já existem poucas mas fábricas com excelente qualidade de acabamento e preço competitivo. As lojas que vendem móveis planejados normalmente já fazem o projeto depois de fazer uma visita para medições na sua casa. É necessário pesquisar muito para encontrar uma loja de móveis planejados que possa resolver seu problema com um bom custo / benefício. Outra solução seria contratar um arquiteto para fazer o projeto dos móveis planejados e com o projeto em mãos fazer uma boa pesquisa e orçamento de preço com marceneiros que trabalham com este tipo de móvel na sua cidade. Existem marceneiros que fazem o móvel sem precisar de projeto de designer de interiores, neste caso é bom dar uma olhada nos trabalhos que ele já fez. Mas sempre analisar o custo-benefício, condições de pagamento, entrega e  garantia. Pois muitas vezes deixamos de fazer um bom negócio por causa de conceitos pré-concebidos e/ou preguiça de pesquisar.
Móveis com duas funções
Já que o espaço é pequeno nada melhor do que investir um pouco mais e comprar ou mandar fazer móveis que possuem duas funções. O sofá que pode se transformar em cama (sofá-cama) pode deixar um dos quartos mais confortáveis. Imagine o caso de uma casa onde duas crianças precisam dormir no mesmo quarto. No lugar de colocar duas camas em um quarto pequeno uma opção pode ser colocar uma cama e um sofá cama no quarto, ou então apenas uma cama e o sofá da sala se transforma em uma cama.  Para o quarto outra grande opção são as bicamas e as beliches.

Sala de Estar pequena
Uma dica é não exagerar no tamanho do sofá. Por favor, não caia na tentação de comprar um sofá enorme ou um sofá de 3 e outro de 2 lugares para colocar em uma sala pequena de apartamento. No caso de salas de apartamentos que normalmente são em “L” junto com a sala de jantar ficam boas com um sofá de 2 ou 3 lugares e no máximo uma poltrona. Caso você receba um número grande de visitantes basta usar as cadeiras da mesa de jantar. De preferência para sofá com a parte inferior vazada, isto a impressão de mais espaço. Evite mesas de centro pois elas são um verdadeiro perigo em salas pequenas, só servem para gerar acidentes. Utilize uma televisão LCD com suporte de parede, com isso você economia o espaço do rack que nem precisa existir para poupar espaço na sala. O uso de espelhos na sala de estar e na sala de jantar faz as pessoas terem a impressão que o ambiente é maior. Na hora de pintar as paredes e escolher a cor dos móveis prefira os brancos ou de cor clara, salas pequenas com muito branco parecem ser maiores do que salas pequenas com móveis escuros. Cuidado com a escolha das cortinas. Aquelas cortinas mais volumosas fazem sua sala parecer muito pequena pois realmente tiram espaço da sala.
Sala de jantar pequena
Esqueça as mesas retangulares para 6 pessoas em sala de jantar pequena. Uma boa opção seria o uso de uma mesa redonda ou uma mesa triangular, sim existem mesas triangulares para 3 e até 6 pessoas. Se você vai fazer móveis planejados veja a possibilidade de mandar fazer uma mesa de jantar embutida. Se você tem cozinha americana então a decoração da cozinha precisa estar em sintonia com a decoração da sala de jantar, isto torna o espaço mais amplo. Na hora de decorar as paredes da sala de jantar, evite quadros, objetos volumosos. Você pode usar adesivos de parede, existem muitos adesivos para decoração de paredes de salas de estar e jantar, use e abuse deles.
Quarto de casal pequeno
Os quartos de casais estão cada vez mais pequenos. Por isto tome cuidado na hora de comprar a cama. Minha dica é comprar uma cama box sem nenhuma cabeceira. As cabeceiras não tem utilidade prática e podem roubar 5 a 10 cm do seu quarto que são preciosos. No lugar da cabeceira utilize uma placa de MDF na parede. Outra sugestão é utilizar adesivo de parede. Existem lindos adesivos de parede que servem como cabeceira de cama. E eles podem ser comprados na Internet. Evite comprar rack para por TV, eles também ocupam espaço precioso que seria melhor aproveitar comprando uma cama grande. A TV pode ser uma LCD, e por falar nisso, quarto pequeno não precsa de tv LCD de 42 polegadas ou mais, com 32 polegadas você já estará satisfeito.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amei as dicas... tentarei utiliza-las da melhor forma possivel em minha casa, pois a mesma tem ambientes pequenos