Móveis Planejados em Recife: Ergonomia e Circulação. Saiba se seu projeto os leva em consideração!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Ergonomia e Circulação. Saiba se seu projeto os leva em consideração!

ERGONOMIA 

Quem não deseja conforto e eficácia em um móvel planejado?

A Ergonomia é o conjunto de conhecimentos relativos ao homem e necessários à concepção de produtos que possam ser utilizados com o máximo de conforto e eficácia. O projeto deve ser compatível com as dimensões do corpo dos usuários, com a movimentação das pessoas no ambiente, com as diferentes funções exercidas na cozinha. 
Circulação
Para cada indivíduo existe em média 
uma área compreendida por 60x50cm denominada zona 
de contato, que forma uma elipse ao redor da pessoa.


A partir desta área, é possível determinar as áreas mínimas para circulação de pessoas em vários ambientes. Recomenda-se observar as seguintes medidas no projeto: - Distância mínima para passagem de uma pessoa é de 60 cm. 
- Distância mínima para uma pessoa agachar é de 76 cm. 
- Distância mínima para passagem de duas pessoas é de 120 cm. 
- Para as cozinhas em configuração paralela deixar no mínimo 120 cm de vão entre as 2 fileiras de móveis. 



Alturas dos módulos
É conveniente saber a altura da pessoa que utilizará a cozinha para determinar a altura ideal da bancada. Uma pessoa alta manterá uma postura curvada para trabalhar o que pode proporcionar desconforto. 
      
altura da pessoa (cm)
altura do tampo (cm)
1,50 - 1,60
78 - 90
1,60 - 1,70
83 - 95
1,70 - 1,80
90 - 103
1,80 - 1,90
95 - 110

A altura dos módulos inferiores, superiores, tampos,   prateleiras, acessórios e demais elementos, depende das alturas das pessoas que utilizam a cozinha. A tabela ao lado recomenda a altura aproximada do tampo (módulos inferiores) com relação à altura da pessoa. 





Módulos com porta basculante
A altura do módulo varia de acordo com a altura da pessoa. Uma forma de perceber a altura ideal é utilizar como guia alinha dos olhos do usuário. Os módulos superiores basculantes devem estar no mínimo a 66 cm de altura acima do tampo. Isto porque ao abrir a porta, o usuário deve ver o que se encontra no interior do módulo. Pessoas mais altas necessitam dos módulos posicionados acima de 66cm.
Situações especiais
Os portadores de necessidades especiais devem ter no projeto, adaptações que facilitem a realização das funções. Recomendações:
- A pia, fogão e áreas para preparo, podem ter somente os tampos sem balcões inferiores. Para permitir que a cadeira de rodas entre embaixo dos mesmos.
- As prateleiras e os módulos superiores devem ser instalados em uma altura menor.
- A largura mínima de uma passagem para usuários de muletas é de 72 cm. 



Nenhum comentário: