Móveis Planejados em Recife: PLANEJE SUA COZINHA

terça-feira, 26 de outubro de 2010

PLANEJE SUA COZINHA

PLANEJAMENTO
Planejar é FUNDAMENTAL. Para se ter uma cozinha prática e eficaz é importante projetar a distribuição dos módulos necessários no espaço disponível da melhor forma, procurando o máximo aproveitamento e conforto ao utilizar a cozinha. Confira algumas dicas para um bom planejamento:

Passo 1 - Lay-out do espaço e vínculo existentes
Comece examinando a planta e avaliando o espaço disponível. Verifique atentamente os vínculos existentes (elementos físicos do local que não podem ser alterados):
- posição de portas e janelas (inclusive o espaço sob as janelas)
- medidas das paredes (largura e altura)
- obstáculos intransponíveis como colunas, aquecedor e outros
- base em alvenaria no piso
- posição da pia e da torneira
- posição do fogão (ponto de gás)


Passo 2 - interruptores, pontos de luz e hidráulica
Verifique a posição de interruptores e pontos de água, gás, luz, campainha, etc. Procure saber por onde passam as tubulações de água e gás para q8e as instalações na parede não afetem os canos.

Observe se já existe uma predisposição para uma bancada de eletrodomésticos que necessitam de diversas tomadas próximas (o que significa que uma bancada precisará ficar ali).

Com esses 2 passos você normalmente já consegue restringir bastante as opções de disposição dos móveis e entender melhor com quais espaços pode contar.
Passo 3 - estudo da disposição geral da cozinha
Determine a melhor disposição geral da cozinha (em ilha, em "L", em "U", paralela ou linear) observando a área disponível e suas necessidades.

Uma dica é procurar identificar áreas de trabalho distintas, por exemplo, espaço da geladeira, espaço de armazenar/dispensa, espaço de trabalho, espaço de cozinhar, espaço de comer.

Uma dica importante é estudar a disposição do "triângulo de trabalho" geladeira-pia-fogão - conhecida como "regra do triângulo".

Segundo ela, todo o funcionamento da cozinha está baseado no uso da pia. A pia se encontra no vértice de um triângulo imaginário, tendo a geladeira e o fogão nos outros dois vértices. Essa regra pode ser aplicada a todos os formatos de cozinha, exceto às lineares.

Visualizar esse triângulo de trabalho é importante para dispor da melhor forma as áreas de trabalho entre as quais há maior fluxo de movimentos.



Passo 4 - disposição de outros elementos importantes
Defina a melhor posição de outros elementos também importantes na cozinha, observando o espaço disponível e a circulação pelo ambiente:
- microondas
- eletrodomésticos
- mesa/bancada de trabalho
- freezer (se existir)

Passo 5 - disposição dos módulos de cozinha
Planeje a disposição dos módulos começando de preferência pelos maiores ou por aqueles que têm vínculos, levando em consideração que tipo de módulo será necessário de acordo com a disposição dos elementos. Por exemplo, ao lado do fogão, é interessante deixar um módulo porta-temperos, ao lado da pia, um módulo porta-toalhas e assim por diante.

Procure manter a modulação o mais uniforme possível, ou seja, utilize de preferência as mesmas medidas para os módulos inferiores e superiores. Por exemplo, se utilizar um módulo superior de 80 cm de largura, o módulo que fica abaixo dele, pode ser um módulo inferior de 80 cm de largura ou dois módulos de 40 cm, o alinhamento das portas proporciona uma uniformidade da cozinha.

No caso de dúvida não tenha medo de consultar um profissional, ou sempre consulte antes de comprar sua cozinha há consultorias gratuitas fornecidas pelas lojas especializadas.

Nenhum comentário: