Móveis Planejados em Recife: Por que contratar um arquiteto? E por que não?!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Por que contratar um arquiteto? E por que não?!

Falar em arquiteto, via de regra, acredita-se ser um profissional cujas atribuições resumem- se, apenas, no seu conhecimento da estética. Grande e grave erro, pois os conhecimentos dos bons profissionais vão muito além disto.
A arquitetura é uma profissão complexa e se desenvolve em diversas áreas como magistério, consultoria, perícias e na execução de obras. O arquiteto, além do projeto de arquitetura, esta apto a elaborar e/ou coordenar, também, os de instalação elétrica, hidráulica, esgoto, gás, cálculo estrutural, paisagísmo além de ser responsável legal pela execução da obra, entendendo-se como de sua responsabilidade as sanções penais, no caso de qualquer sinistro, o cumprimento de todas as exigências legais, o perfeito funcionamento das instalações e a solidez da obra por um período de até cinco anos após a sua conclusão o que é determinado pelo código civil. Aliás, o profissional mais indicado para assumir a responsabilidade pela execução da obra é o próprio autor do projeto pois, conhece a fundo, todas as suas particularidades.
No caso de uma obra não possuir um profissional responsável pela sua execução, que tanto pode ser um engenheiro civil como um arquiteto, todas as sanções penais recairão sobre o proprietário que, inclusive, responderá, criminalmente, pelo exercício ilegal da profissão. Se iludem aqueles que acreditam que será o pedreiro responsável por estas situações.
Em última análise, seria uma grande, imprudência confiar o investimento de um razoável capital, na elaboração de um projeto e na sua execução, a pessoas sem experiência, qualificação e responsabilidade legal.
Se, ainda assim, lhe restar alguma dúvida compare as vantagens que adviriam com a contratação de um profissional competente em relação ao seu custo no valor total da obra.

Nenhum comentário: