Móveis Planejados em Recife: Qual a diferença de MDF, MDP e BP?

sábado, 11 de setembro de 2010

Qual a diferença de MDF, MDP e BP?

Entre tantos termos técnicos é comum confundir-se nas definições e diferenças de um material e outro.

O MDP pertence a uma nova geração de Painéis de Partículas de média Densidade com características superiores e totalmente distintas dos painéis de madeira aglomerada de antigamente.
Alta densidade das camadas superficiais, assegurando um acabamento superior nos processos de impressão, pintura e revestimentos.Utilização de madeiras selecionadas provenientes de florestas plantadas, econômica e ecologicamente sustentáveis.

A principal diferença entre MDP e o MDF, já conhecido no ramo moveleiro, é que no painel de MDP são utilizadas partículas de madeira em camadas, ficando as mais finas na superfície e as mais delgadas no miolo, já no MDF, por sua vez, aglutinam-se fibras de madeira em todas as camadas do painel.

...Poderíamos até dizer que o MDP é um Painel ou Chapa mista, com miolo de aglomerado e extremidades em MDF.

O MDP e MDF é um produto ecologicamente correto que não utiliza madeiras da Amazônia ou da Mata Atlântica em sua fabricação, mas sim, madeiras provenientes de florestas plantadas, econômica e ecologicamente sustentáveis.

BP - (Melamínico) O papel melamínico de baixa pressão é umedecido, resinado e levado a uma prensa plana na qual sofre os efeitos de temperatura e pressão, fundindo o papel ao painel, originando o revestimento BP, podendo ser aplicado em painéis de MDF, MDP ou aglomerado.

Nenhum comentário: